domingo, 13 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim

Mais um 14 de Fevereiro que está à porta, mais um dia de São Valentim ou tão comummente chamado de Dia dos Namorados. Um dia que nunca compreendi totalmente e do qual eu não sou grande fã. Fui à procura da razão deste dia e foi isto que encontrei: " A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade."

Posto isto, não me parece que este dia tenha um significado tão romântico quanto isso, razão pela qual não percebo a correria a todas as lojas do centro comercial à procura de uma prenda para oferecer ao nosso amado. Peluches com dizeres românticos, que depois nada mais significam, flores que não são dadas porque sim mas porque é o dia dos namorados e temos a obrigatoriedade de oferecermos uma dúzia de rosas vermelhas, a caixa de chocolate com bombons em forma de coração para adoçar o momento. Este ano resolvi nada de prendas de sao valentim, pensei, o dia dos namorados são todos os dias, todos os momentos que passamos juntos, todas as caricias, todas as gargalhadas, todas as lágrimas e não me parece que um único dia faça justiça a um ano inteiro de momentos. Então porque presentear a pessoa que amamos apenas neste dia?! Porque não a presenteamos num dia normal e vulgar como todos os outros, porque não passar numa florista e olharmos para umas meras margaridas e comprar para oferecer aquela pessoa especial que vai sorrir quando nos vir a aparecer com o ramo, porque não comprar num outro dia os bombons com forma de coração apenas porque nos apeteceu? Porque transformar o acto de dar numa obrigatoriadade imposta por um dia?! Qual o significado?! Claro que as mulheres adoram receber presentes, seja qual for o dia, mas sejamos sinceros é um pouco injusto para os homens. Eu adoro receber prendas, mas gosto de as receber quando menos espero, e porque a outra pessoa lhe apeteceu oferecer-me algo e não que tenha que pensar que neste dia especifico tem de comprar uma prenda, e de tem de pensar em como vai arranjar tempo para comprar a prenda. Isto representa a falsidade deste dia, em que se oferecem prendas por oferecer e não por sentir que ao darmos algo à pessoa que mais amamos ela vai ficar feliz e vai esboçar o sorriso que mais amamos e os seus olhos se vão iluminar porque quando rasga o papel, seja o que for que está por baixo do embrulho, nesse momento o nosso amado sabe que quando oferecemos aquilo pensamos nele com todo o amor que sentimos e que demos apenas para ver aquele sorriso que tanto adoramos.
Temos de demonstrar o nosso amor, todos os dias e não apenas e só no dia de São Valentim. Este dia não faz milagres, pelo contrário, por vezes pode trazer desilusões, quando as expectativas são muito altas e depois não correspondem à realidade.

Dia matreiro este!!!