segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ajudar a ser na ternura do tocar


Mas o que é a ternura? Como podemos ajudar o outro a ser?
Houve alguém que disse que "é importante vermos o outro para além do nosso desejo ou dos nossos sonhos e o reconhecermos naquilo que ele é, na sua verdade. Porque a experiência de estar vivo, depende do sentimento de ser amado e da forma como fomos amados. Ajudamos os outros quando dizemos que sim, mas também quando sabemos dizer que não."
É na ternura da palavra, do olhar, do tocar, onde se tecem laços feitos de delicadeza , laços esses que nos tornam mais próximos de alguém. Sempre que nos tocamos e que nos tocam no olhar, nas palavras, nos gestos e também nos sonhos, estamos mais perto de nós, mais perto dos outros. Aceitamos quem somos, quem os outros são, somos capazes de ajudar a ser o outro, mas apenas com ternura, afinal a vida é gerada e construída com ternura.
Ternura algo tão puro no entanto tão difícil de encontrar nos dias de hoje... Não podemos ter medo de tocar, de nos tocar na alma, no corpo, ver para além das aparências, saber olhar o outro, sem nenhum receio, medo, sem nenhuma expectativa, devemos apenas olhar,para compreender o outro, para amar o outro, e para também sermos olhados, sermos compreendidos, sermos amados.
"Afinal tocar é amar. Sem mais."

Sem comentários: